Sobre o
Atlas FEE

O Atlas FEE apresenta uma seleção de informações sobre a geografia física e política, o meio ambiente, a economia e a sociedade do Rio Grande do Sul, tendo na cartografia seu suporte principal.

O público-alvo são os estudantes do ensino médio e do último nível do ensino fundamental, mas seu alcance é, por certo, bem mais amplo, na medida em que oferece a todos os interessados a possibilidade tanto de consultas temáticas pontuais quanto de uma apreensão panorâmica da realidade gaúcha, em suas dimensões econômica, social e física.

Estão contemplados múltiplos aspectos físicos e ambientais, como a situação hídrica e o clima; político-institucionais (delimitação dos municípios e suas múltiplas regionalizações); econômicos (a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB) e do Valor Adicionado Bruto (VAB)); e sociodemográficos (mortalidade infantil, urbanização, escolarização, dentre outros).

Informações
Disponibilizadas

Mapas
Temáticos

Cada tema é apresentado através de um mapa e de um texto explicativo, tendo sido selecionados aqueles mais diretamente relacionados aos conteúdos curriculares previstos para as últimas etapas da educação básica.

No tratamento dos diferentes tópicos, priorizam-se os indicadores utilizados nas pesquisas da Fundação de Economia e Estatística (FEE) —quer sejam produzidos por ela, quer por outras instituições —, traduzidos para a linguagem escolar.

Ferramenta
Escolar

Com a publicação deste atlas, a FEE acredita estar preenchendo uma lacuna no mercado de livros didáticos, ao oferecer uma obra que tematiza o Rio Grande do Sul de uma forma abrangente, sintética, atraente e acessível para o público jovem. O consagrado formato de atlas, especificamente o de atlas escolar, constitui uma ferramenta de grande potencial para a sala de aula e para a consulta do público.

No ambiente escolar, a obra oferece aos professores um recurso didático adequado ao desenvolvimento de conteúdos de humanidades e de habilidades cognitivas, como a leitura cartográfica, a compreensão de linguagens gráficas e a interpretação de tabelas e de textos analíticos. Sua utilização proporciona aos jovens uma familiarização com indicadores socioeconômicos e com alguns dos conceitos que os embasam, capacitando-os a decodificar as quotidianas referências que a eles são feitas nos meios de comunicação e, sobretudo, a se apropriar desses instrumentos para melhor compreender a realidade do RS e do País.

Equipe realizadora

Mariana Lisboa Pessoa

Geógrafa, coordenadora do projeto, FEE

Tomás Pinheiro Fiori

Economista, coordenador do NDR, FEE

Gisele da Silva Ferreira

Estatística, FEE

Guilherme Gaspar de Freitas Xavier Sobrinho

Sociólogo, FEE

Iván Gerardo Peyré Tartaruga

Geógrafo, FEE

Jaime Carrion Fialkow

Economista, FEE

Ricardo Brinco

Economista, FEE

Sheila Sara Wagner Sternberg

Engenheira Química, FEE , (in memoriam)

Gabriela Santos

Técnica em Comunicação Visual, FEE

Israel Cefrin

Analista Publicitário, FEE

Laura Wottrich

Analista Publicitária, coordenadora do NPM, FEE

Stefan Szczesny Rout

Professor de Geografia e Coordenador Pedagógico, Escola Pastor DOHMS