Sobre o
Atlas FEE
O Atlas FEE apresenta uma seleção de informações sobre a geografia física e política, o meio ambiente, a economia e a sociedade do Rio Grande do Sul, tendo na cartografia seu suporte principal.
O público-alvo são os estudantes do ensino médio e do último nível do ensino fundamental, mas seu alcance é, por certo, bem mais amplo, na medida em que oferece a todos os interessados a possibilidade tanto de consultas temáticas pontuais quanto de uma apreensão panorâmica da realidade gaúcha, em suas dimensões econômica, social e física.
Estão contemplados múltiplos aspectos físicos e ambientais, como a situação hídrica e o clima; político-institucionais (delimitação dos municípios e suas múltiplas regionalizações); econômicos (a exemplo do Produto Interno Bruto (PIB) e do Valor Adicionado Bruto (VAB)); e sociodemográficos (mortalidade infantil, urbanização, escolarização, dentre outros).
Informações
Disponibilizadas
Mapas
Temáticos
Cada tema é apresentado através de um mapa e de um texto explicativo, tendo sido selecionados aqueles mais diretamente relacionados aos conteúdos curriculares previstos para as últimas etapas da educação básica.
No tratamento dos diferentes tópicos, priorizam-se os indicadores utilizados nas pesquisas da Fundação de Economia e Estatística (FEE) —quer sejam produzidos por ela, quer por outras instituições —, traduzidos para a linguagem escolar.
Ferramenta
Escolar
Com a publicação deste atlas, a FEE acredita estar preenchendo uma lacuna no mercado de livros didáticos, ao oferecer uma obra que tematiza o Rio Grande do Sul de uma forma abrangente, sintética, atraente e acessível para o público jovem. O consagrado formato de atlas, especificamente o de atlas escolar, constitui uma ferramenta de grande potencial para a sala de aula e para a consulta do público.
No ambiente escolar, a obra oferece aos professores um recurso didático adequado ao desenvolvimento de conteúdos de humanidades e de habilidades cognitivas, como a leitura cartográfica, a compreensão de linguagens gráficas e a interpretação de tabelas e de textos analíticos. Sua utilização proporciona aos jovens uma familiarização com indicadores socioeconômicos e com alguns dos conceitos que os embasam, capacitando-os a decodificar as quotidianas referências que a eles são feitas nos meios de comunicação e, sobretudo, a se apropriar desses instrumentos para melhor compreender a realidade do RS e do País.