Clima do RS

A classificação climática de Koeppen agrupa tipos climáticos semelhantes, com base na vegetação nativa, e leva em consideração as médias de temperatura e a precipitação pluviométrica. De acordo com essa classificação, o clima no Rio Grande do Sul é do tipo subtropical úmido, sendo que a maior parte do seu território pertence ao grupo climático Cfa (sempre úmido com verões quentes) e uma pequena área, localizada na região nordeste (nas altitudes mais elevadas), ao tipo Cfb (sempre úmido com verões amenos).

Historicamente, a temperatura apresenta grande variação ao longo do ano, podendo apresentar mínimas negativas em algumas regiões no inverno e máximas próximas dos 40°C no verão. A média anual varia entre 14°C e 22°C. A precipitação pluviométrica é bem distribuída ao longo do ano, com acumulados anuais que variam de 1000mm a mais de 2000mm.

Porém, nos últimos anos, tanto o regime de precipitação como as temperaturas vêm apresentando mudanças significativas, se comparadas às médias históricas. As temperaturas médias estão ficando mais altas, e a amplitude térmica sazonal, menor. As chuvas estão cada vez mais concentradas em um curto espaço de tempo, intercaladas com períodos de estiagem. A mudança ocorre na distribuição e não nos acumulados.

Como citar

PESSOA, M. L. (Org.). Clima do RS. In: ___. Atlas FEE. Porto Alegre: FEE, 2017. Disponível em: < http://atlas.fee.tche.br/rio-grande-do-sul/socioambiental/clima/ >. Acesso em: 24 de setembro de 2017.