PIB e VAB do RS

O Valor Adicionado Bruto (VAB) é o valor que cada setor da economia (agropecuária, indústria e serviços) acresce ao valor final de tudo que foi produzido em uma região. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma dos VABs setoriais e dos impostos, e é a principal medida do tamanho total de uma economia.

Suponha um país que produz soja no valor de $60. Esta é vendida a uma indústria que produz óleo de soja no valor de $90. Este é transportado e vendido no mercado a $100. O VAB agropecuário desse país é $60 (o valor da produção de soja), o VAB industrial é de $30 (o que a indústria acrescenta à economia ao transformar $60 de soja em $90 de óleo de soja), e o VAB de serviços é $10 (o quanto o setor de serviços acrescentou aos $90 de óleo de soja ao transportá-lo e vendê-lo). O VAB total é a soma dos VABs setoriais, $60 + $30 + $10, ou seja, $100. Caso exista um imposto de $1 sobre a soja, de $2 sobre o óleo de soja e de $2 sobre o transporte e o comércio, o PIB será de $105 (o VAB de cada setor mais o imposto em cada setor).

Os Coredes de maior PIB encontram-se na região Nordeste do estado, em torno do Metropolitano e do Serra, e possuem grande participação dos serviços e da indústria. O VAB dos serviços – como comércio, transportes, educação e saúde – é o mais importante em quase todos os Coredes. A indústria tem participação maior no Serra e no Paranhana, e muito pequena nos Coredes do Sul e Oeste do estado. A agropecuária destaca-se com grande participação no VAB de quase todos os Coredes, exceto na região de Porto Alegre e Caxias do Sul, onde a atividade econômica é essencialmente urbana.

Como citar

PESSOA, M. L. (Org.). PIB e VAB do RS. In: ___. Atlas FEE. Porto Alegre: FEE, 2017. Disponível em: < http://atlas.fee.tche.br/rio-grande-do-sul/economia/pib-vab-do-rs/ >. Acesso em: 24 de setembro de 2017.