População do RS

A população do RS era formada por 11.207.274 pessoas em 2014, com   preponderância das mulheres (51,3%) sobre os homens (48,7%). Era o quinto maior estado em população do País, ficando atrás apenas de SP, MG, RJ e BA. Vem apresentando uma baixa dinâmica populacional, a ponto de, entre 2000 e 2010, aparecer como o estado brasileiro que teve a menor taxa de crescimento.

O Corede Metropolitano Delta do Jacuí era o mais populoso, com 2.558.885 pessoas em 2014. Seguem-se em importância demográfica: o Corede Vale do Rio dos Sinos (Canoas), o Corede Serra (Caxias do Sul) e o Corede Sul (Pelotas). O menos populoso é o Corede Campos de Cima da Serra (Vacaria), com 10.2818 habitantes.

A capital gaúcha, Porto Alegre, é o município mais populoso do Estado e pertence ao Corede Metropolitano Delta do Jacuí. O segundo município mais populoso do RS é Caxias do Sul, localizado no Corede Serra. O terceiro é Pelotas, que fica no Corede Sul, o quarto, Canoas, no Corede Vale do Rio dos Sinos, e o quinto é Santa Maria, localizado no Corede Central.

Assim como o Brasil, o RS tem uma distribuição de população bem desigual, causada por motivos históricos e econômicos. No País, a maior concentração de população ocorre na faixa litorânea, e, no RS, encontra-se na região compreendida do Litoral à Serra Gaúcha.

Como citar

PESSOA, M. L. (Org.). População do RS. In: ___. Atlas FEE. Porto Alegre: FEE, 2017. Disponível em: < http://atlas.fee.tche.br/rio-grande-do-sul/demografia/populacao-do-rs/ >. Acesso em: 27 de julho de 2017.